terça-feira, 18 de outubro de 2011

Biometria

Em poucas palavras, Biometria (do grego Bios = vida, metron = medida) é o uso de características biológicas em mecanismos de identificação. Entre essas características tem-se a íris (parte colorida do olho), a retina (membrana interna do globo ocular), a impressão digital, a voz, o formato do rosto e a geometria da mão. Há ainda algumas características físicas que poderão ser usadas no futuro, como DNA (Deoxyribonucleic Acid) e odores do corpo.

Tipos de identificação biométrica
Existem várias características biológicas que podem ser usadas num processo de identificação. Vejamos as principais:


Impressão digital: o uso de impressão digital é uma das formas de identificação mais usadas. Consiste na captura da formação de sulcos na pele dos dedos e das palmas das mãos de uma pessoa.

Retina: a identificação por retina é um dos métodos mais seguros, pois analisa a formação de vasos sanguíneos no fundo do olho.

Íris: a identificação por meio da íris é uma forma menos incómoda, pois  baseia-se na leitura dos anéis coloridos existentes em torno da pupila (o oríficio preto do olho).


Geometria da mão: este também é um método bastante usado. Consiste na medição do formato da mão do indivíduo.


Face: neste método a definição dos traços do rosto de uma pessoa é usada como identificação. É um processo que se assemelha em parte com a leitura da geometria das mãos, mas considera o formato do nariz, do queixo, das orelhas, etc;


Voz: a identificação por voz funciona através da dicção de uma frase que atua como senha. O usuário deverá informar a um reconhecedor a tal frase sempre que for necessário sua identificação.


Assinatura: esse tipo de identificação consiste na comparação da assinatura com uma versão gravada em um banco de dados.


Sem comentários:

Enviar um comentário