A ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
A engenharia de argonomia continua a ser aplicada na aeronáutica, envelhecimento, transporte, ambiente nuclear, cuidados de saúde, tecnologia da informação, design de produtos, ambientes virtuais e outros.
Assuntos de ergonomia também aparecem em sistemas simples e em produtos de consumo. Alguns exemplos incluem telemóveis e outros dispositivos computacionais manuais que continuam diminuindo de tamanho e tornando-se cada vez mais complexos.
A ergonomia é a qualidade da adaptação de um dispositivo a seu operador e à tarefa que ele realiza. A usabilidade se revela quando os usuários empregam o sistema para alcançar os seus objetivos num determinado contexto de operação . Pode-se dizer que a ergonomia está na origem da utilidade, pois quanto mais adaptado para um sistema interativo, maiores serão os níveis de eficácia, eficiência e satisfação alcançado pelo utilizador durante o uso do sistema.
Sem comentários:
Enviar um comentário